INSTALAÇÃO | Folclore Brasileiro

Cliente: Sesc
Exposição: Assombra Não, Criatura!

Ilustrações para instalação, organizada pelo Sesc São Carlos em comemoração ao mês do folclore brasileiro, mostrando alguns dos personagens menos conhecidos da cultura popular brasileira.

Mapinguari

É uma criatura gigante, coberta de pelos, que habita as matas do Pará, Amazonas e Acre. Segundo a lenda, o monstro é inimigo dos caçadores e, ao capturá-los, devora apenas as suas cabeças.

© Eldes.com - INSTALAÇÃO | Folclore Brasileiro. Caderno de Programação do Sesc. #folclore #mapingauri #ilustracao

Pisadeira

É uma mulher de aparência assustadora que vive nos telhados. Quando alguém vai dormir de barriga cheia após o jantar, ela desce do topo da casa e pisa no peito da pessoa que entra em estado de paralisia.

© Eldes.com - INSTALAÇÃO | Folclore Brasileiro. Caderno de Programação do Sesc. #folclore #pisadeira #ilustracao

Jurupari

Uma versão diz que é um espírito indígena que provoca pesadelos em que está dormindo. Segundo os índios, ele segura a garganta das pessoas para que elas não gritem de medo enquanto ele as faz ter sonhos horríveis.

© Eldes.com - INSTALAÇÃO | Folclore Brasileiro. Caderno de Programação do Sesc. #folclore #jurupari #ilustracao

Perna Cabeluda

Dizem que, em Recife, uma perna cheio de pelos aparece sem avisar e chuta quem vê pela frente.

© Eldes.com - INSTALAÇÃO | Folclore Brasileiro. Caderno de Programação do Sesc. #folclore #pernacabeluda #illustration

Mãozinha Preta

É uma assombração que surgiu em São Paulo, chega flutuando na casa das pessoas para ajudar nos afazeres domésticos. Mas quando é ofendida se irrita e belisca todo mundo.

© Eldes.com - INSTALAÇÃO | Folclore Brasileiro. Caderno de Programação do Sesc. #folclore #ilustracao #maozinhapreta

Minhocão

No fundo das águas do Rio São Francisco, vive uma serpente gigante que aterroriza os pescadores. Quando quer, o Minhocão dai furando a terra passando por debaixo das casas. E quando incomodado, se enfurece e afunda barcos.

© Eldes.com - INSTALAÇÃO | Folclore Brasileiro. Caderno de Programação do Sesc. #folclore #minhocao #ilustracao

Corpo Seco

Um homem que passou a vida batendo na mãe e quando morreu foi rejeitado pela sepultura. Desde então, como não tem um lugar para descansar fica nas estradas esperando uma vítima, então chupa seu sangue para poder continuar vagando na Terra.

© Eldes.com - INSTALAÇÃO | Folclore Brasileiro. Caderno de Programação do Sesc. #folclore #corposeco #ilustracao

Sanguanel

Criatura pequena e de cor vermelha, sua maior diversão é roubar crianças e escondê-las no topo das árvores. Mas ele não faz mal a seus reféns. Quando encontrados pelos pais, as crianças não conseguem se lembrar de nada.

© Eldes.com - INSTALAÇÃO | Folclore Brasileiro. Caderno de Programação do Sesc. #folclore #sanguanel #ilustracao

Cabra Cabriola

Uma espécie de cabra, meio bicho, meio monstro. Seu papel é pegar meninos malcriados. Entra nas casas ao farejar que lá dentro tem menino que não obedece aos pais ou faz xixi na cama.

© Eldes.com - INSTALAÇÃO | Folclore Brasileiro. Caderno de Programação do Sesc. #folclore #cabracabriola #ilustracao

Pé de Garrafa

Essa criatura tem seus pés arredondados como fundo de garrara e caminha sempre aos pulos. Vive nas matas e solta gritos amendrontadores e são tão fortes que fazem as pessoas se perderem.

© Eldes.com - INSTALAÇÃO | Folclore Brasileiro. Caderno de Programação do Sesc. #folclore #pedegarrafa #ilustracao

Os personagens foram espalhados por todo prédio do Sesc, incluindo paredes, piso e espelhos.

© Eldes.com - INSTALAÇÃO | Folclore Brasileiro. Caderno de Programação do Sesc. #folklore #mapinguari © Eldes.com - INSTALAÇÃO | Folclore Brasileiro. Caderno de Programação do Sesc. #folklore #sanguanel © Eldes.com - INSTALAÇÃO | Folclore Brasileiro. Caderno de Programação do Sesc. #folklore #corposeco
© Eldes.com - INSTALAÇÃO | Folclore Brasileiro. Caderno de Programação do Sesc. #folklore #minhocao © Eldes.com - INSTALAÇÃO | Folclore Brasileiro. Caderno de Programação do Sesc. #folklore #cabracabriola © Eldes.com - INSTALAÇÃO | Folclore Brasileiro. Caderno de Programação do Sesc. #folklore #cabracabriola

Além da instalação foram produzidas também ilustrações para o caderno de programação e folder da exposição.

© Eldes.com - INSTALAÇÃO | Folclore Brasileiro. Caderno de Programação do Sesc. #folklore

A identidade visual do projeto, incluindo impressos e sinalização, fez uso da fonte Eldes Cordel, principalmente por seu apelo gráfico para o tema cultura popular brasileira.